quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Perseverança dos Santos



Esta é uma das doutrinas que está intimamente ligada ao campo da soteriologia calvinista, definida pelo acróstico T.U.L.I.P, pela letra P (Perseverança dosSantos)¹, é importante destacar duas situações que podem ser mal compreendidas na descrição do titulo:

1-Esta doutrina também é chamada muitas vezes como “Segurança dos Santos”, pela confusão que pode ser feita em referência de que a perseverança é proveniente da vontade humana e não de Deus,
outra confusão feita é sobre o termo também usado “Eterna Segurança” , como se a segurança fosse mecânica que será garantida independente da vida da pessoa, no entanto com o correto entendimento, estas nomenclaturas, estão de total acordo com o ensino bíblico, a bíblia nos ensina é Deus quem nos guarda mas que o homem deve perseverar até o final².
2-Em segundo lugar , o possível erro de que é uma doutrina que pode dar falsa segurança ou vida impiedosa, todavia, como o próprio nome sugere, ela é uma perseverança dos santos, ou seja, daqueles são predestinados,chamados , separados pela vontade de Deus Pai.(Rom8.30), e de modo nenhum ela sugere uma vida desleixada pela certeza da perseverança, pelo contrário, ela sugere uma vida piedosa e de santidade por parte do crente,(1 Jo3.2-3) entre os outros artigos pertinentes a esta doutrina, cito o artigo 3, do capitulo 5 dos Cânones de Dort ³:

Por causa dos seus pecados remanescentes e também por causa das tentações do mundo e de Satanás, aqueles que tem sido convertidos não poderiam perseverar nesta graça se deixando ao cuidado de suas próprias forças. Mas Deus é fiel:misericordiosamente os confirma na Graça, uma vez conferida a eles, e poderosamente os preserva [na Sua Graça] até o fim.”

Onde esta doutrina se encaixa na Soteriologia:

Dentre os aspectos da Soteriologia, a perseverança dos santos, pode ser destacada como parte dos aspectos finais da salvação e podemos entender o seguinte desta doutrina:

O cristão é guardado pela graça de Deus e será vitorioso contra o pecado e permanecerá fiel ao Senhor, a segurança concedida a nós no momento da conversão é o que nos guarda, e a perseverança é o resultado disso.

Qual o meio usado por Deus e o resultado:

A fé é o meio que Deus usa para guardar seu povo, mas como a fé também é um dom, logo é Deus que a sustenta, assim sendo, não é pelos méritos ou força, mas pela imerecida misericórdia de Deus que não caem totalmente da fé e da graça,nem permanecem caídos ou se perdem definitivamente, porque se fosse pelo homem isso facilmente aconteceria, mas quanto a Deus, isso não pode acontecer de modo nenhum, pois Seu decreto não pode ser mudado,nem o mérito, intercessão ou preservação de Cristo podem ser invalidados e a selagem do Espírito tampouco pode ser frustrada ou destruída.

Entre as duas correntes mais destacadas sobre esta doutrina descreveremos o que cada uma ensina sobre ela, com a enfase na seguinte colocação. Um regenerado pode vir a perder a salvação?

Penso ser importante rapidamente destacar o que podemos entender sobre regenerado e convertido, para podermos falar com mais propriedade sobre as duas posições.

Podemos entender por regeneração ,o ato soberano de Deus, em conceder vida espiritual ao homem, sem a qual é impossível o homem se voltar para Deus,no qual ele chamao homem a conversão , através da proclamação do evangelho e este voluntariamente responde ao chamado com arrependimento e fé, que resulta em uma mudança de vida, então agora fica mais fácil entender as duas posições:

1-Arminianismo:

O convertido pode vir a cair da graça de Deus, de maneira a perder a salvação, e um dos textos mais utilizados é o de Hb 6-4.6, entre outros, que sugere que neste texto é o homem quem deve seguir em perseverança, a fim de não perder a salvação e como no arminianismo o homem é o causador da perseverança, ele pode sim cair da graça e vir a perder a salvação, “a perseverança dos verdadeiros crentes não é resultado da eleição ou um dom de Deus obtido pela morte de Cristo. È uma condição da nova aliança, que o homem deve cumprir pela sua livre vontade, antes da assim chamada eleição decisiva e justificação,”“crentes verdadeiramente regenerados não só podem perder completa e definitivamente a fé justificadora, a Graça e a salvação, mas de fato as perdem frequentemente e assim se perdem eternamente.”¹º

2-Calvinismo

Como toda obra da salvação , é uma obra monergista, é Deus quem predestina, elege, regenera, justifica e une o homem a Cristo através da fé, lembrando que até que Deus o alcance , por si mesmo o homem é incapaz de professar uma fé salvífica por causa de seu estado atual¹¹ , sendo assim o homem é incapaz de cair da graça , porque é o próprio Deus que o guarda, os textos de advertência tidos pelos arminianos como possíveis evidências para queda da graça, nada mais são do que meios de graça para perseverança e não um indicativo de que os verdadeiros regenerados, poderão cair da graça. Portanto os homens regenerados, são nascidos de semente incorruptível, (1 Pe 1.23) e a confiança que Cristo concede ao crente através de sua obra , a vida eterna. (1 Jo 5.13).
A base desta doutrina , ou a base da segurança do crente, é a obra de Cristo, ou seja é uma obra da Trindade que nos assegura na mão de Cristo, não nós, mas Deus (Jo10.27-30), a nossa união com Cristo é 'indissolúvel”, portanto seus benéficos não podem ser retirados do crente. Alguns textos que evidenciam esta colocação:

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Romanos 8:33

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 8:38-39

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28

Um ponto que tem amplo debate entre as posições:

Um dos grandes pontos de discordância é de que mesmo o regenerado, nascido de novo, pode vir a apostatar da fé, porém isso é contrário ao ensino das escrituras,(1 Jo5.18),

Quais possíveis atitudes podem ou não ser consideradas para esta discordância:

Comunhão ou convivência com o corpo ,e ou até mesmo sinais, não podem ser classificados como sinais de regeneração, então outra forma de se referir as passagens como possibilidade de cair da graça é de que nenhum dos textos se referem a pessoas de fato regeneradas pelo Espírito Santo, embora possam participar de igrejas, experiências, não indicam evidências de regeneração,esta evidencia vem com a permanência na fé, crescimento na vida cristã, não basta apenas conhecimento intelectual ou bençãos temporárias.

Um dos textos mais usados para esta definição do regenerado, cair da graça, é o texto de Hebreus capítulo 6.4-6.

Detalhamento das palavras usadas em Hebreus 6.4-6.

Iluminação: A palavra mais comumente usada para defesa desta posição arminiana , é esta palavra “ILUMINAÇÂO”, porém o uso desta palavra no capítulo 6.4 de Hebreus¹², está se referindo a ter conhecido, mas não necessariamente ser convertido, a um aprendizado geral ,não aprendizado para salvação, então este iluminados se refere a conhecer intelectualmente o evangelho , e isso não pode ser tido como conversão,

Provar :Outra palavra dentro desse mesmo texto é “PROVAR”,¹³ mas novamente não indica que tiveram uma experiencia de regeneração, então o provar o dom celestial, não remete necessariamente a pessoas regeneradas. Uma vez provar, não significa adotar, no caso em questão, a fé genuína salvífica, então uma experiência verdadeira com o Espirito Santo,ou ser participantes¹dele, não demonstra que de fato nasceram de novo, podemos ver o caso do povo que andou por 40 anos no deserto com Moises, (Hb3.15), Judas Iscariotes, Balaão e outros (Mt7.22, 2Pe2.20-22), é evidente que participaram ou presenciaram verdadeiras obras do Espírito.

Por fim neste capitulo 6 de Hebreus, o autor termina por diferenciar a ação da chuva , fazendo uma analogia de agricultura para vida do crente regenerado e do não regerado, versos 7e 8, que nos levam a entender que as virtudes do Fruto do Espirito¹, serão o fator diferencial da vida do crente regenerado, uma vida de obediência aos mandamentos de Deus, e por fim aqueles que não perseveram e apostatam de fato provam que nunca foram de fato regenerados (1 Jo 2:19).

Apesar das diferenças entre as posições, podemos fazer uma análise final entre os dois diante de uma pessoa afastada da fé cristã:

O calvinista dirá que esta pessoa nunca de fato foi convertida, e falará para que se arrependa verdadeiramente e creia,

O arminiano dirá que esta pessoa que está desviada, para novamente ser incorporada ao corpo, que ela se arrependa e creia.

Esta doutrina corretamente entendida é de grande conforto para o crente, pois ele sabe que é guardado pelo poder de Deus, por intermédio da sua fé(1Pe1.5), “que mesmo em meio as nossas emoções solúveis, e nossa guerra interrupta nesta vida podemos acordar crentes todos os dias, crendo que os justificados vencerão, e lutarão esta guerra até o final, combatendo o bom combate e guardando a fé” ¹, caminhando em santidade sem a qual ninguém verá o senhor(Hb12.14)



Notas


1-Apresentada através do Sínodo de Dort, em 1618, com o intuito de refutar a posição arminiana mostrando que ela não é sustentável a luz das Escritura, realizado na cidade de Dordrecht na Holanda, a palavra Sínodo significa, na estrutura da igreja Reformada, uma assembleia de pastores e presbíteros, a importância dos cinco artigos de fé , do Sínodo de Dort, está na sua fidelidade as Escrituras, em especial a doutrina da graça de Deus, T.U.L.I.P, é o nome dado ao acróstico em inglês para os 5 pontos do artigo de fé, T:Depravação total, U:Eleição incondicional, L:Expiação limitada,I:Graça irresistível, P:Perseverança dos Santos.

2-De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Filipenses 2:12-13

3-Capitulo 5 Da doutrina perseverança dos santos, pág 47.Cânones de Dort, Editora Cultura Cristã

4-Capitulo 5 Da doutrina perseverança dos santos, pág 49.Cânones de Dort Editora Cultura Cristã

5-Regeneração é um ato secreto de Deus pelo qual ele nos concede nova vida espiritual.Isso ás vezes é chamado “nascer de novo” (Jo3.3-8) Teologia Sistemática -Wayne Grudem pag 584. Edições Vida Nova.

6-A esse chamado eficaz, se refere a letra I, referente a graça irresistível , do acróstico T.U.L.I.P.

7-Conversão é a nossa resposta espontânea ao chamado do evangelho, pelo qual sinceramente nos arrependemos de nossos pecados e colocamos a confiança em Cristo para receber a salvação. Teologia Sistemática Wayne Gruden pag.592-Editora Vida Nova

8-Que o homem deve perseverar na caminhada cristã , isso é fato , mas se dependesse somente dele, sem dúvidas apostataria da fé, e a Sagrada escritura testifica que a perseverança provém da eleição e é dada aos eleitos pelo poder da morte, ressurreição e intercessão de Cristo:(Rom11.7) pag 51 refutação ao erro 1, Cânones de Dort ,Editora Cultura Cristã

9-Rejeição de erros por parte do Sínodo, erro 1-Da doutrina da perseverança dos santos, pág 51.Cânones de Dort, Editora Cultura Cristã

10-Rejeição de erros por parte do Sínodo, erro 3-Da doutrina da perseverança dos santos, pág53.Cânones de Dort,Editora Cultura Cristã

11-Essa incapacidade se refere a letra T, referente a depravação total, do acróstico T.U.L.I.P,

12-A palavra iluminado traduz o termo grego phōtizō, que se refere ao aprendizado em geral e não necessariamente no aprendizado que resulta na salvação, ela é usada em Jo1.9(a luz que “ilumina” todo homem que vem ao mundo) Teologia Sistemática Wayne Gruden, pag 676 , Edições Vida nova.

13-A palavra provar vem da palavra grega geoumai, se referindo a provar algo que não necessariamente é de sua propriedade, experimentaram de forma direta mas não significa que a adotaram, assim como de fato Jesus provou verdadeiramente da morte ,mas não a adotou(Hb2.9), Teologia Sistemática Wayne Gruden,pág 676,Edições Vida Nova.

14-Esta palavra participar em grego, metochos, pode significar apenas uma associação (exemplo de Lc5:7, onde Pedro chamou os companheiros, participantes, do outro barco), ela está relacionada à influência e não a mudança de vida, regeneração.)Teologia Sistemática Wayne Gruden,pag 676, Edições Vida Nova.

15-Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Gálatas 5:22

16-Os pilares da fé,sessão 14 disco 3, Editora Fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário