domingo, 26 de janeiro de 2014

Discípulo Radical - Parte 3/4









Jesus disse que somente aquele que entende sua importância, está disposto a renunciar tudo (Lc 14.33).

Jesus faz, nesta declaração, talveza mais dura e radical coisasobre segui-lo, renunciar a tudo, Jesus não estava fazendo aqui uma descrição apenas exterior de regras, ele estava lidando com a vida da pessoa por inteiro,porque ele vincula tudo isso sobre sua própria importância, Ele é mais importante do que todos, a ponto de que o amor pelos outros quando comparado a Ele, deveria ser como ódio e que isto teria um custo (estar disposto a abandonar a si mesmo, tomando sua cruz, se despojando de si próprio, quanto ao orgulho da auto-suficiência,ao ponto de até morrer por Ele).

Nas palavras do Senhor Jesus “ Ninguém que coloca a mão no arado e olha para trás é digno de confiança, porque desta forma o trabalho não é confiável (Lc 9.2).

Jesus sabe que seus discípulos, deverão estar dispostos a terem um Senhor, e a relação de Senhor nos tempos de Jesus, estava relacionada com a escravidão, ser servo, era sinônimo de ser “escravo”. Antes, em Adão,escravos do pecado, do mundo e de Satanás, agora libertos, escravo de Cristo.

Em outra palavras, Jesus afirma que para ser seu discípulo a pessoa tem que estar disposta a se humilhar, a ter a convicção das coisas humilhadas, reconhecer que não são seus pensamentos, tradições, ou sua conduta de vida, antes, reconhecer que as Escrituras ensinam o “norte”, seu discípulo vivera debaixo da autoridade das Escrituras “Sola Scriptura”, viver sob a luz de seus mandamentos.
Jesus estava falando em meio a uma multidão de judeus, religiosos, pessoas que diziam amar a Deus, não era o tipo de pessoas que chamamos de “ateus”, todavia o Senhor Jesus declara:

Aquele que não renunciar a tudo, não pode ser meu discípulo, ou seja, Jesus novamente chama as pessoas a avaliarem o custo de serem seus discípulos, porque não se refere somente a uma área da vida, não se refere simplesmente a seguir a Cristo para ficar rico, como vemos nos nossos dias com a praga da teologia da prosperidade (os discípulos não eram ricos, eram pescadores), todavia esta é uma causa muito vista nas Escrituras, onde o dinheiro ocupa o lugar de Deus. Lembrem-se do jovem rico, não abriu mão de suas posses para seguir a Jesus, foi embora triste e não o seguir porque tinha muitas posses (Mt 19.22).

Também não se refere somente a parte “religiosa”, não podemos ser discípulos somente nodomingo, tendo por fora aparência de moralidade, mas por dentro idolatria constante, como estes do texto que estamos aprendendo, onde exteriormente diziam amar a Deus, mas que interiormente não reconheciam a Cristo como Senhor, como a pessoa mais importante.

Jesus nos ensina que não pode haver separação em nossas vidas, de escolher onde servir-lo, de coisas consagradas a Deus e coisas mundanas, para o discípulo tudo é por Cristo, para Cristo e de Cristo.

O tudo deve incluir até mesmo nossos pensamentos, sendo levadosa obediência de Cristo, será que fazemos isso? Avaliamos se Cristo é honradoem nossas atitudes e decisões?

O “tudo” é uma rendição Absoluta e Incondicional de colocar Jesus em primeiro lugar, investir todo seu empenho e esforço em prol do reino de Cristo, para o discípulo não existe, “...deixa eu primeiro enterrar meu pai... ou então: Eu acredito em Cristo, mas deixa eu fazer um pouco mais da minha maneira... Não existe espaço para dois Senhores no coração do homem, porque há de amar um mais que o outro (Mt 6:24).

As multidões seguiam a Jesus, hoje também vemos isso, não vemos? Multidões seguem a Cristo, todavia, assim como na multidão, a maioria segue a Cristo, não porque Ele é Senhor de suas vidas, e seu Salvador dos pecados, pessoas tem seguido a Cristo, como aqueles da multidão, somente para ter alguma vantagem por segui-lo.

No entanto, o Senhor Jesus fala que todo aquele que não renunciar a tudo, não pode segui-lo. Para renunciar a tudo, nos leva a pensar em alguém muito importante, em quem temos prazer, para renunciar a tudo.

A importância que damos a algo ou alguém está relacionada com pelo menos 3 aspectos em nossas vidas, que geralmente são quase inseparáveis, ou que são tão intensamente ligadas que não percebemos a diferença:

Valorque tem para nós------- O quanto desejamos?
Afeto, apreço, carinho que temos por ela (pessoa, coisa) ------ O quanto amamos?

Prazer, alegriaque nos proporciona--- O quanto desfrutamos?

Essa seráa maneira como viveremos as nossas vidas, de forma consciente ou inconsciente, por alguma destas 3 razões nós atribuímos IMPORTÂNCIAem nossas vidas. Quando alguma delas, ou todas elas estãoincluídas, somos capazes de avaliar o custo,  conforme o que isso representará para nós, simplificando se algo vale ou não a pena.

O que mudará de uma pessoa para a outrasãoos personagens que ocupam o centro de cada um desses lugares (valor, afeto, prazer), por vezes são todosao mesmo tempo, mas mesmo quando não são, eles estão sempre relacionados com a IMPORTÂNCIA que damos a elas.

Varias coisas podem ocupar o lugar de maior IMPORTÂNCIAna vida das pessoas, quando isso acontece, sem ser Deus, as Escrituras descrevem com o nome de idolatria. Tudo aquilo que recebe a glóriadevida somente a Deus, diferentemente do que as pessoas pensam que é somente quando nos curvamos diante de uma estatua sem vida, a idolatria no coração do homem é muito mais abrangente que isso, tudo que ocupa o lugar de Cristo como primazia em sua vida, é segundo a Bíblia, idolatria.

O verdadeiro discípulode Cristo, tem seu Senhor como seu tesouro mais precioso, o valor de Cristo, o apreço por Cristo e o prazer por Cristo, ele reconhece que foi resgatado de um lamaçal de pecadoque ele jamais conseguiria sair por si mesmo, o que as Escrituras descrevem como trevas, e agora enxergando a luz de Cristo, ele sente desejo de viver para glória de seu Senhor, não para ser merecedor de salvação, mas porque sua salvação pode ser demonstrada por sua vida.

Este texto nos desperta e desafia, para uma reflexão honesta no íntimo de nosso coração:

1-Existe alguma área em nossas vidas em que Cristo não é Senhor?

2-O que tem nosso maior prazer, afeto, valor?

3-Vivemos com o entendimento de que sempre que colocamos algo ou alguém com mais importância que Cristo, isso e idolatria?

http://www.respirandodeus.blogspot.com.br/2013/11/discipulo-radical-parte-14.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário